>

Tem gente que bate na madeira ao ler em uma biografia a frase “oficial autorizada”. Com uma certa freqüência, podemos traduzir tal expressão por “só falando bem, e escondendo os podres”. Pois o grande mérito de Kiss Por Trás da Máscara- A Biografia Oficial Autorizada, de David Leaf e Ken Sharp (Companhia Editora Nacional) é exatamente ignorar tal máxima. Os altos e baixos de uma carreira que ultrapassa os 35 anos de existência são relatados aqui de forma franca pelos integrantes da banda, tanto os da formação original como os que entraram após.

Também foram compilados depoimentos de empresários, produtores, músicos de apoio, roadies, astros do rock e do pop e quem mais pudesse dar boas opiniões e informações sobre a banda. Tudo sem censura. Só para que você possa ter uma ideia. Sabe como o baixista e cantor Gene Simmons define Music From The Elder (1981)? “Como um álbum do Kiss, eu daria zero. Como um disco ruim do Genesis, eu daria duas estrelas. Estávamos começando a perder o pé. Na verdade, o disco foi feito para os críticos”.

E que tal uma opinião do cantor e guitarrista Paul Stanley sobre My Way, do disco Crazy Nights (1987)? “Acho que músicas como My Way estão em tons desnecessariamente mais altos. Eu estava tão animado com a minha extensão vocal (risadas) que virou mais um tipo de desafio para ver se eu conseguia alcançar tons mais altos. Às vezes, quando canto notas mais altas, os cachorros saem correndo pelas ruas”. Kiss Por Trás da Máscara é dividido em duas partes.

A primeira inclui entrevistas exclusivas feitas por David Leaf (autor de biografias dos Bee Gees e de Brian Wilson) em 1979 e nunca antes publicadas com Gene Simmons, Paul Stanley, Ace Frehley (guitarra) e Peter Criss (bateria), além de uma geral na história da banda através da visão dos músicos e dos outros personagens envolvidos.

A segunda, capitaneada pelo músico e especialista em Kiss Ken Sharp, esmiúça cada disco, faixa a faixa, também através de depoimentos dos músicos, produtores etc. Kiss Por Trás da Máscara é uma das melhores e mais consistentes biografias já feitas, e pode ser considerada uma espécie de mini-enciclopédia sobre essa banda tão polêmica e influente. Além de tudo, deliciosa de se ler.