>

ÚLTIMOS DIAS!!

Edital Conexão Vivo 2010 abre seleção nacional para escolher 50 artistas para se integrarem a rede de desenvolvimento do setor musical. As atividades presenciais serão realizadas em Minas, Bahia e Pará.

O edital 2010 do Conexão Vivo cria a possibilidade de artistas de todo o país se inserirem em uma rede inédita de fomento à produção cultural. Será formado um time de 50 artistas que se apresentarão num circuito de shows e reflexões em 3 estados do país: Minas Gerais, Bahia e Pará. Além de percorrerem o Brasil, os escolhidos também poderão ter uma música na coletânea do programa e ganhar um videoclipe de animação para uma de suas faixas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas entre os dias 11 e 22 de março pelo portal www.conexaovivo.com.br.

Serão escolhidos 46 artistas por curadoria especializada formada por representantes dos projetos que integram a rede Conexão Vivo e por profissionais de reconhecimento nacional. A curadoria utilizará critérios como respeito à diversidade cultural brasileira, a singularidade e o frescor das obras apresentadas, aspectos técnicos de execução (performance) e produção, conteúdo poético, ritmo, melodia e harmonia, além da trajetória artística e cidadã do artista.

O público também participa da escolha: 4 artistas serão escolhidos diretamente por meio do voto popular no portal www.conexaovivo.com.br. A votação pode ser feita entre os dias 23 e 30 de março de 2010. O resultado final com os 50 selecionados será publicado até o dia 5 de abril de 2010.

Em 2009, o programa Conexão Vivo abriu edital para artistas de todo o país e contabilizou 1.666 inscrições de músicos de 23 estados. Realizou ações próprias em Minas, São Paulo e em Recife, essa última em parceria com a Funarte/MinC para realização do Circuito Off da Feira Música Brasil. Para 2010, são estimadas 2 mil inscrições.

O setor musical de Minas, Bahia e Pará, estados que vão receber o programa pela primeira vez, terão a oportunidade de se inscrever em editais específicos, que serão lançados em breve para atender outras ações complementares nessas regiões.

Programação


O Conexão Vivo 2010 ofertará uma ampla programação de shows, seminários e oficinas, que entre os meses de abril e setembro percorrerá 11 cidades de Minas Gerais, Bahia e Pará, incluindo as capitais Belo Horizonte, Salvador e Belém, além da produção de CDs (físicos e virtuais), LPs e DVDs. O programa está dividido em 3 etapas em seu primeiro semestre. Na primeira, percorre as cidades mineiras de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Ouro Preto e Uberaba. Na segunda, a programação segue para a Bahia e será realizada em Juazeiro, Vitória da Conquista, Ilhéus e Salvador. E finalizando o circuito, o Pará entra no roteiro do programa, com shows que vão passar por Marabá, Castanhal e Belém.

Durante a passagem do Conexão Vivo, as cidades de Belo Horizonte, Salvador e Belém vão receber, além dos shows, o Seminário Internacional Música e Movimento, encontro que reúne alguns dos principais agentes do meio cultural do país e debatedores internacionais para reflexões sobre a cadeia produtiva da música e os novos paradigmas do mercado. Já as cidades do interior dos estados receberão uma programação de oficinas de capacitação em diversos setores da cultura, de acordo com as necessidades de cada local. Para o segundo semestre, novas ações serão realizadas em outras cidades com uma nova programação.


O Conexão Vivo


Lançado em 2001, o programa surgiu com o objetivo de fortalecer a cadeia criativa e produtiva da música de Minas Gerais. Sua tecnologia de gestão compartilhada, inédita no Brasil, logo se amplificou e formou uma rede nacional que conta com artistas, público, produtores, gestores, jornalistas, diretores de festivais, casas de espetáculo e demais elos do cenário cultural. Colaborativa, a rede Conexão Vivo possibilita aos seus membros construir parcerias, trocar conhecimentos e expertises, além de participar de debates e cursos de capacitação sobre o cenário musical e o desenvolvimento de novos modelos de difusão e negócios. Mais ainda, permite ao conectados, autonomamente, remodelar os próprios destinos da rede, direcionando suas ações e recursos para atingir objetivos de interesse coletivo e que potencializem ainda mais os indivíduos dela participantes.

Desde sua primeira edição, passaram pelos palcos do Conexão Vivo 624 artistas brasileiros e convidados internacionais únicos. O projeto já produziu ou financiou mais de 250 mil CDs e DVDs individuais e coletivos. Em 9 anos, foram realizadas mais de 1500 atividades entre espetáculos, oficinas, debates e seminários, presenciadas por um público de 380 mil pessoas.

Diversidade – A edição 2009 reuniu 200 artistas, provenientes de 18 estados brasileiros e de mais 2 países: Portugal e Cuba. Apostando na singularidade e diversidade de estilos, o Conexão Vivo 2009 teve a participação de 47 artistas selecionados por edital, 39 patrocinados pela Vivo e 114 músicos convidados.

Alguns dos selecionados pelo edital 2009 foram: Burro Morto (PB), Madame Saatan (PA), Bleffe(RJ), Transmissor (MG), Ito Moreno (SP), Lucas Santanna (BA), Brasov (RJ) e Black Sonora (MG). Junto a eles, o Conexão Vivo viabilizou a produção de livros, CDs, DVDs, oficinas de capacitação, seminários e shows, além de patrocinar os trabalhos de artistas selecionados em leis de incentivo estaduais.

PORTAL


Em 2008 o site do Conexão Vivo se transformou em um portal 2.0 – plataforma online aberta para toda a comunidade do programa – no qual músicos podem divulgar seus trabalhos e potencializar suas parcerias com outros membros da rede. O portal (www.conexaovivo.com.br) tornou-se um veículo construído com a participação de toda a rede cultural, e, até o início do primeiro trimestre de 2010, contava com mais de 16 mil perfis cadastrados e 14 mil usuários ativos.

Além de oferecer conteúdo colaborativo, o portal do Conexão Vivo é a principal ferramenta que viabiliza o relacionamento entre músicos, público e os demais integrantes da rede e se transformará, em breve, numa exemplar ferramenta de negócios para os envolvidos.

Sobre a Vivo


A Vivo (Bovespa: VIVO3, VIVO4; NYSE: VIV), é a maior operadora de telecomunicações móveis do hemisfério sul em número de usuários e oferece a melhor qualidade de ligação, de acordo com os indicadores da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Entre os principais atributos da Vivo destacam-se: a constante busca na excelência da prestação de serviço, com foco na qualidade em todos os pontos de contato com o cliente, serviços de transmissão de dados em banda larga baseada na rede de terceira geração (3G) e o amplo portfólio de produtos e serviços.

Na área de responsabilidade socioambiental, a Vivo desenvolve projetos como o pioneiro programa de reciclagem de aparelhos celulares, baterias e acessórios, que já coletou mais de um milhão de itens. Por meio do Instituto Vivo, a empresa investe em iniciativas voltadas à causa da inclusão sociocultural de pessoas com deficiência e a educação geradora de oportunidade, trabalho e renda.

Conexão Vivo – Edital 2010

Inscrições abertas para artistas brasileiros

Até 22 de março de 2010

Mais informações: www.conexaovivo.com.br

Anúncios